sábado, 15 de março de 2008

O VERDADEIRO motivo pelo qual nós usamos Linux

Este artigo é uma tradução livre do artigo "The REAL reason we use Linux", por Vlad Dolezal, em seu blog An Amazing Mind. O original pode ser encontrado em blog.anamazingmind.com/2008/03/real-reason-we-use-linux.html.

A tradução foi feita por mim, então não hesite em apontar qualquer erro ou em dar sugestões.

Nós dizemos às pessoas que nós usamos Linux porque é seguro. Ou porque é livre, porque é customizável, porque é gratuito, porque tem um excelente suporte da comunidade...

Mas tudo isso é só marketing. Nós dizemos isso aos não-usuários porque eles não entenderiam o verdadeiro motivo. E se nós dissermos essas falsas razões suficientemente, podemos até começar a acreditar nelas nós mesmos.

Porém no fundo, o verdadeiro motivo permanece.

Nós usamos Linux porque é divertido

É divertido fuçar no seu sistema. É divertido mudar todas as configurações, quebrar o sistema, e depois ter de entrar em modo de recuperação (recovery mode) para consertá-lo. É divertido ter mais de cem distribuições para escolher. É divertido usar a linha de comando.

Deixe-me repetir isso. É divertido usar a linha de comando.

Não surpreende que não-Linuxistas não entenderiam.

A questão conosco Linuxistas é: nós usamos Linux por usar Linux. Claro, nós queremos aprontar o serviço. Claro, é bom estar seguro de vírus. Claro, nós gostamos de economizar dinheiro. Mas isso são somente efeitos colaterais. O que nós realmente gostamos é brincar por aí com o sistema, discobrindo fatos completamente irrelevantes porém fascinantes sobre o SO.

Aí estão os três principais motivos pelos quais Linux é tão divertido:

1. Linux te dá controle completo

Já aconteceu de tentar parar um processo no Windows e o sistema não o deixar? Já aconteceu de tentar deletar um arquivo - e não conseguir? Mesmo com direitos de administrador?

O Linux te deixa fazer qualquer coisa. Esse é o grande benefício de logar como um usuário. Se você logar como root, o sistema parte do princípio que voce sabe o que está fazendo. Quando você se torna root, tudo é permitido.

2. Linux não é muito usado

Esse é um paradoxo. Nós reclamamos freqüentemente que Linux não é mais popular. Mas esse é um dos motivos pelo qual nós o usamos. Te dá uma sensação de fazer parte de um grupo especial. Como se nós fôssemos melhores que "aquelas massas ignorantes".

Se Linux tornar-se amplamente usado, nós provavelmente trocaremos por alguma outra coisa. Ou ao menos desenvolveríamos uma distribuição obscura que só nós usaremos. Por que, vamos encarar, nós queremos nos sentir especiais.

3. Linux é livre

Nós podemos conseguir o código-fonte para todos nosssos aplicativos. Se nós queremos saber como determinada parte do SO funciona, nós podemos. Isso faz com que nós possamos brincar com ele, deixar o sistema exatamente como queremos. E nós simplesmente amamos isso.

Obviamente, nós não podemos dizer aos não-Linuxistas que nós isamos Linux porque é divertido - eles nos colocariam em um hospício mais rápido do que nós conseguimos dizer "anticonstitucionalissimamente". Então nós continuaremos dizendo a eles os falsos porém plausíveis motivos para usar linux. Mas lá no fundo, nós saberemos o verdadeiro motivo.

E talvez, quem sabe, a próxima vez que me perguntarem porque eu uso Linux, tirarei um enorme sorriso e responderei: "Poque usar linux é DIVERTIDO!"