domingo, 11 de abril de 2010

Migrando pro Fedora - Parte I

Primeiramente, gostaria de me desculpar pois essa postagem vem sem acentuacao. Isso me incomoda bastante ao digitar, mas eh algo inevitavel no momento. Vou usar a convencao do h quando necessario.


Fui um usuario de Ubuntu por muito tempo, e ano passado migrei para o Arch Linux. Estive muito satisfeito com a oportunidade que o Arch me deu de construir uma interface exatamente da forma que mais me agradava. Passei a utilizar o Openbox nessa empreitada e fui muito feliz, fazendo bastante uso de um excelente blog[0] que encontrei sobre Openbox. No processo, usei um pouco de KDE[1] e fiquei feliz em saber que esse 4 esta mesmo fazendo progressos e o caminho que ele trilha eh muito interessante.

Recentemente, meu HD primario aonde estao todos meus dados e eu nao tenho backup (eu sei, eu sei) tem apresentado sinais de possivel falha. Imediatamente abdiquei de seu uso ate que fosse possivel realizar um backup.

Enquanto isso, estou rodando um Windows 7 num HD antigo de 120GB que esta em situacao de falha iminente. Um dos motivos pelo qual eu nao estou acentuando eh que a parte do HD aonde ficam as definicoes de teclado esta corrompida.

Entao estou na necessidade de uma distribuicao nova. O Arch demora um certo tempo para ser configurado, e eu gostaria de voltar a uma solucao integrada como eh o Ubuntu. Eh gostoso nao precisar fazer as coisas na mao de vez em quando. Mas o Beta do Ubuntu[3] nao me agradou muito e nao sei se o caminho que eles vem trilhando condiz com o que eu quero ver num sistema operacional.

Entao resolvi hoje mais cedo experimentar o Fedora. Liberei de um HD antigo um espaco de 10GB, estou baixando o Fedora, e vamos ver qualeh.

[0] http://urukrama.wordpress.com/openbox-guide/
[1] http://chakra-project.org/
[3] http://cdimage.ubuntu.com/daily/current/